Vivemos em uma era tecnológica e globalizada, onde o individualismo é cada vez maior e a todo momento consumimos informações vindas de todos os cantos do planeta. O mundo está cada vez mais homogêneo, as pessoas compartilham pensamentos e ideais cada vez mais parecidos e as culturas estão perdendo suas particularidades. Como afirma Martins (2009, p.138)“É verdade que a globalização afeta cada quilômetro quadrado da superfície terrestre, aumentando a pressão sobre as culturas tradicionais e sobre as regiões”.
Nesse
contexto, aumenta a preocupação dos intelectuais e especialmente dos
professores de História em relação a Identidade, como usar a disciplina de
História como ferramental para construção da identidade social do aluno em sala
de aula, através de pesquisas sobre História Regional.
Essa
tendência de as pessoas buscarem raízes, fontes de identidade e segurança
psicológica, mobilizando elementos do espaço sócio histórico, aumenta a
responsabilidade dos profissionais da História, ao mesmo tempo em que estimula
a produção de estudos históricos regionais e locais e valoriza a abordagem
regional em sala de aula. (MARTINS, 2009. p.140)
Uma
das maiores funções exercidas pela História Regional é de aproximar o conteúdo
histórico e científico do aluno, trabalhar a história a partir da realidade do
discente, fazendo com que ele se sinta parte do processo histórico, como
protagonista, e que compreenda as dinâmicas históricas das vivências humanas,
partindo da micro abordagem- História Regional, para a macro abordagem-
História Nacional. Os alunos, assim como todos os indivíduos, como afirma
Martins:
almejam
conhecer e reconhecer o espaço onde vivem, pertencer a ele e apropriar-se dele,
na medida exata em que participam das redes de significados e sentidos que a
vida ali gera, no decurso da história. (MARTINS, 2009. p.139)
Outros
fatores importantes trabalhados em conjunto com a História Regional, são a
consciência e a memória pois são elas as responsáveis pela construção da
identidade cultural e social. Segundo Thompson, “Recordar a própria vida é
fundamental para o nosso sentimento de identidade”.
Será
nesse processo de estudo do regional e da identidade social do aluno que iremos
trabalhar com metodologias da Didática da História capazes de fundamentar e
auxiliar as aulas de história na formação de sua Consciência Histórica, fazendo
com que perceba e signifique o processo histórico e seus elementos
fundamentais: o tempo, o espaço, as mudanças, as permanências e as fontes.
Aprendendo os conceitos, contextos e dinâmicas da história. Assim, tornando o
aluno um agente social consciente, observador, científico e problematizador da
história, principalmente da realidade na qual está inserido, que faz parte do
seu contexto, da sua vida e da sua formação.
Apresentamos
aqui um trabalho desafiador aos professores, os quais terão a responsabilidade
de organizaros conteúdos e suas metodologias, tornando seu ensino socialmente
significativo, capaz de superar a homogeneização da sociedade globalizada.
Profª Esp. Rafaela
Molina
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