terça-feira, 29 de setembro de 2015

Marxismo e Educação

A Europa no século XIX passou por uma revolução que trouxe profundas mudanças nas relações sociais e econômicas mundiais- A Revolução Industrial, que acentuou a exploração do trabalho assalariado e o antagonismo das classes sociais: burguesia, detentores do capital industrial e proletário, trabalhadores assalariados dependentes do capital industrial. A partir desse contexto, surgiram muitas teorias contra essa desigualdade social: o socialismo utópico francês, comunismo soviético e marxismo alemão.
Esta última teoria merece atenção, pela sua aplicação na teoria da educação. Karl Marx um pensador alemão que aderiu a militância comunista, desenvolveu uma das teorias mais influentes da história- o marxismo. Marx teve uma atuação marcante na teoria e na prática da política de sua época. Suas obras mais marcantes foram: O Manifesto Comunista, realizado com Engels e O Capital, sua obra prima.
Em sua teoria, Marx nos apresenta o proletariado: trabalhadores assalariados; luta de classes: que seria o grande condutor das revoluções sociais e econômicas, por exemplo: patrícios versus escravos, senhores feudais versus servos e capitalistas (burguesia) versus trabalhadores assalariados (proletário); materialismo histórico: baseado nos meios de produção e a alienação: onde a ideologia da classe dominante seria imposta à classe dominada. Neste caso, a educação organizada pelas instituições políticas subservientes ao sistema de produção capitalista, terá grande poder de alienação das massas, perdendo apenas para a mídia que tem um maior alcance social.
Para Marx, a educação precisa ser transformadora e não reprodutiva, educar precisa ser um desafio social e por isso é preciso superar uma sociedade voltada à produção aos bens de consumo, que despreza a natureza humana e histórica. Para ele, deveria ter a união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico, para a elevação da classe operária. Neste caso, a educação não seria um instrumento de alienação, uma simples produtora de mão de obra, ensinando apenas uma função específica e básica. Mas seria, um instrumento de emancipação da classe operária, uma educação transformadora, com formação humana, intelectual e não opressora.

Marx acreditava que através da educação seria possível a Revolução do Proletariado, que resultaria em uma sociedade sem classes, por tanto, sem desigualdade social. Podemos dizer,  que o marxismo é uma luta em prol das classes subalternas, dominadas pela ideologia capitalista. Marx nos apresenta uma alternativa de uma nova sociedade que só será possível através da luta de classes, da superação do meio de produção capitalista e de uma educação socialmente transformadora.

Profª Rafaela Molina

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